Insights do Hospital 2 de 3 – DOR x PRAZER
Bora pra mais um insight? Relação de DOR x PRAZER – Insights do Hospital 2 de 3. :)
Como falei recentemente nesse post – VOU MORRER, E AGORA? – INSIGHT 1 DE 3, fiquei internado após pegar uma pneumonia por bactéria no hospital. E após esse ocorrido, surgiram 3 insights que estou compartilhando para que você não sofra mais pra frente ou aprenda pela dor.
Se você ainda não leu o insight passado, eu recomendo que clique agora nesse link, e após a leitura, volte pra cá porque lá eu conto mais do que aconteceu.
O estado atual (na época) da minha saúde
Em vista de eu ter pego tal bactéria no Hospital, uma coisa era fato: o meu sistema imunológico estava fraco. Dificilmente essa bactéria era mais forte ao ponto de me deixar do jeito que deixou.
O meu sistema imunológico estar fraco na hora, não era resultado do AGORA, e sim DOS RESÍDUOS DO PASSADO.
Para exemplificar isso melhor, vamos falar de um tópico geral que é ENGORDAR.
Quando você está gordo, não é que você nasceu gordo e é daquele jeito. O fato de você estar gordo (acima do peso), é resultado do passado! Seja seus péssimos hábitos alimentares ou de exercícios, em algumas exceções algum tipo de doença ou remédio.
Percebe que o fato de você ESTAR acima do peso hoje não quer dizer que isso é resultado do AGORA, e sim do PASSADO?
E a mesma coisa foi comigo. Nos dias que antecederam eu pegar essa bactéria, meus hábitos alimentares estavam péssimos! Havia saído da dieta em que eu comia de forma regrada e com bons alimentos, e passei a comer mais comidas industrializadas, me exercitar menos… E isso trouxe várias consequências para meu corpo, entre elas: baixa do sistema imunológico, emagrecimento (por nutrição errada) e acumulo de gordura.
E a partir disso, entramos no tópico de PRAZER MOMENTÂNEO x DOR A LONGO PRAZO.
PRAZER MOMENTÂNEO vs DOR A LONGO PRAZO
A maioria das coisas que a gente gosta, tem uma consequência. De forma racional, sabemos que, por exemplo, comer fritura (bifes, batatas, salgadinhos, etc) são muito gostosos (PRAZER MOMENTÂNEO), e ao mesmo tempo sabemos (ou a maioria sabe) que comê-los, traz prejuízo para sua saúde, como problemas de acumulo de gordura no corpo (órgãos, veias, artérias e pele – DOR A LONGO PRAZO).
E mesmo assim comemos… Que loucura, não? Isso está ligado com a parte emocional. Mais pra baixo, reforço como diminuir ou evitar de comer isso.
Outra coisa, cuidar da saúde fazendo exercícios e dieta. Os pontos se invertem.
DOR MOMENTÂNEA vs PRAZER A LONGO PRAZO
Muita gente tem preguiça de cuidar da saúde porque é desconfortável ir correr, acordar cedo, preparar a dieta e comer de forma regrada(DOR MOMENTÂNEA), embora saibam que isso é desconfortável no começo, mas a longo prazo traz ótimos benefícios para a sua saúde, como boa aparência, corpo e mente saudáveis, longevidade (PRAZER A LONGO PRAZO)…
Que loucura, novamente, não é mesmo?
Sabemos que cuidar da saúde é preciso, mas optamos por buscar aquilo que nos dá prazer, como ficar dormindo, sair apenas de carro por aí, comer besteira, mesmo sabendo que algumas dessas decisões prejudicam a nós mesmos.
A boa notícia é que existe uma explicação para isso! :)
Somos motivados a agir por 2 fatores que nos foram condicionados:
- BUSCAR PRAZER e EVITAR A DOR / DESCONFORTO
Pode reparar que tudo o que você faz hoje, ou quase tudo, é buscando prazer e evitando a dor. Mesmo que esteja fazendo algo desconfortável na hora, ainda dessa forma é buscando o prazer, embora isso seja incomum com a maioria das pessoas.
Então como se motivar para agir da melhor forma?
Você corrige ou lida melhor com isso repensando da seguinte maneira:
Em todas as ações desconfortáveis que você precisa fazer, buscar a motivação do prazer a longo prazo, dando menor importância ao desconforto momentâneo. E isso em tudo. Não importa se é sua saúda ou seu trabalho.
Confesso que escrever artigos (pelo menos a parte técnica) não é tão prazeroso quanto fazer vídeos, no entanto, eu me motivo em saber que o que escrevo aqui para você, será útil na sua vida e fará você repensar e modificar seus hábitos dia após dia. E o mais legal disso tudo são os comentários comprovando as dicas!
Por isso que eu dedico cerca de 40 minutos para escrever cada artigo para você, o mais longo foi de 4 horas e meia (em média) no site do Projeto Instituta, quando ele estava no ar.
Por fim, o que aconteceu comigo após essas explicações?
O fato foi que eu busquei muito prazer (comer besteira e fazer menos exercícios) e fui atingido pela dor (sistema imunológico). Se eu tivesse continuado nos hábitos passados de fazer mais exercícios e me alimentar bem, mesmo sabendo que aquilo era desconfortável nos primeiros dias, meu sistema imunológico e aparência física estariam bons e dificilmente eu teria sido atingido pela bactéria.
E esse é o Insight 2 de 3 que tirei depois de ficar internado com uma pneumonia bacteriana forte.
Que tal mais dicas e conselhos para melhorar a sua vida dia após dia? É fácil. Mando periodicamente por e-mail. Basta se cadastrar gratuitamente aqui abaixo agora. Corre lá! :)
E se gostou desse artigo, compartilha agora no seu facebook / Whats App!
Vini.
[epico_capture_sc id=”1046″]