Se culpar pelo passado
Quem nunca teve aquele momento de se culpar pelo passado? Se arrepender pelo o que fez ou deixou de fazer? Isso é comum de acontecer, como também é um sintoma de depressão, já que o sistema límbico (uma área específica do cérebro que está ligada às emoções) está hiperativo, o que acaba te deixando mais “sensível”.
Se você está se culpando muito pelo passado, não quer dizer que você está com depressão ok? Isso apenas um dos sintomas. E esse artigo meu é para falar do ato de se culpar pelo passado, e não pelos sintomas de depressão, que fique claro isso.
Eu quero que você daqui pra frente, sempre que se pegar se culpando pelo passado, lembre de algo muito importante:
A nossa vida é como um livro. Os nossos erros, o que fizemos ou deixamos de fazer, já foram escritos. Logo, não há como apagar. Mas as páginas seguintes, é a nossa vida daqui pra frente. E essas páginas estão em branco, logo, você pode mudar sua postura e escrever o que você quiser, se assim você quiser.
Não há como mudar o que já fizemos ou deixamos de fazer, e se culpar pelo passado, não vai resolver sua vida. Você deve nesse momento largar o sentimento de culpa, habilitar o comando “esquecer” e “deixar pra lá” e tocar sua vida.
Como eu digo, somos movidos a comandos: “Faça isso” “faça aquilo” “Descansar” “Trabalhar” “Levantar” “Coma direito” “Pare de comer besteira” – Use esses e outros comandos ao seu favor.
Talvez você queira assistir esse vídeo meu abaixo: