5 Estratégias Matadoras de Como Resolver Problemas Rápido
Por muito tempo na minha vida desde que me entendo por gente, ou melhor, por um profissional eu perdia muito tempo para resolver problemas e nesse artigo de hoje eu quero contribuir com você como resolver problemas mais rápido com essas 5 dicas, ou melhor, estratégias que me ajudam até hoje.
Eu era aquele tipo de pessoa que procrastinava demais, caia no erro de pensar demais para resolver os problemas, não quer dizer que hoje sou blindado a isso, mas me corrijo o tempo todo quando percebo que estou nessa vibe.
Existem duas principais coisas que me ajudam e vão te ajudar para aprender a resolver seus problemas rápido.
1. Foque naquilo que depende de você
Dentro do processo de resolução de qualquer tipo de problemas existem duas variáveis muito importantes que você precisa estar ciente para que consiga ser eficaz ao resolver problemas.
Problemas que não estão no seu controle
Esse tipo de problema foge do seu controle, quase sempre isso depende de ações e decisões de terceiros para que você possa tomar alguma ação ou não. Não há muito o que possa ser feito dentro desse cenário, mas existem algo que pode ajudar que é adotar a seguinte postura:
“Como eu poderia agilizar para que essa pessoa ou empresa resolva ou tome essa ação o mais breve possível? O que eu poderia fazer ou propor?”
Problemas como esse você deve manter a sua mente no lugar e evitar se estressar por que por mais óbvio que seja eu vou repetir: não está no seu controle, não há muito o que fazer a não ser pensar numa solução para agilizar ou esperar.
Problemas que estão no seu controle
Esses são os melhores para se ter por dependerem apenas de você para resolvê-los. O poder está nas suas mãos. É aqui onde você deve concentrar suas energias e resolver.
Imagine duas situações diferentes agora:
A primeira é um e-mail que você precisa enviar mas que procrastina há dias por que precisa levantar alguns dados difíceis para enviá-lo que estão em algum lugar num arquivo de sua casa ou computador.
O segundo é o mesmo e-mail que você precisa enviar, talvez num contexto diferente, mas que você precisa que a empresa que você trabalha ou instituição de ensino envie todas as informações necessárias para você filtrar e enviar. Só que isso só acontecerá no último dia útil do mês e nesse contexto falta ainda 5 dias.
Perceba que o problema que está no seu controle é muito mais tranquilo de resolver e depende única e exclusivamente de você. E no segundo caso não há muito o que fazer, apenas esperar e colocar o problema de lado e evitar se estressar.
Quando você entende isso você pode colocar sua vida, seja em qualquer área, em outro rumo para melhor. Enquanto você se preocupava com todos sem saber distinguir o que está ou não no seu controle, isso consumia muito de você e agora te dá um gás para resolver tudo. Basta se organizar e resolver um de cada vez.
2. Seja Proativo
Isso é obrigatório se você realmente está tem sangue no olhos para resolver seus problemas rapidamente. Ser uma pessoa proativa é uma postura fundamental para que você resolva os problemas rápido.
O que é ser proativo?
Ser proativo significa ser uma pessoa que vai atrás das coisas sem esperar pelo outro, encontra soluções para os problemas, coloca a responsabilidade no peito e vai atrás para resolver o que quer que seja. Ser proativo é pensar fora da caixa.
O oposto de ser proativo é ser reativo.
O que é ser reativo?
Ser reativo significa sempre esperar a ação do outro para tomar uma (a sua) ação. Esperar que alguém te olhe para pedir algo, esperar que seu chefe venha até você para cobrar alguma sugestão de melhoria.
Uma pessoa reativa geralmente aceita as circunstância da vida e se acomoda, aprende a viver daquela forma. Se no trabalho ela parou de ganhar muito dinheiro, ela aprende a viver com pouco. Se o relacionamento não está bom, aceita do jeito que está e vai empurrando com a barriga.
Não quer dizer necessariamente quer ser proativo é melhor que reativo. Isso é assunto para um outro artigo aqui no site, mas dependendo do contexto acontece de ser reativo ser melhor do que proativo.
No nosso contexto hoje de resolver problemas rápido, ser proativo é a melhor escolha para acabar com as pendências da sua vida ou trabalho.
[epico_capture_sc id=”2470″]
3. Dê uma pausa e mude seu ambiente
Quando um problema altera o nosso estado emocional é muito difícil encontrarmos uma solução para ele naquela mesma vibração que entramos nele. Se você tem um problema e está com raiva, é muito difícil que com a raiva você vai encontrar uma boa solução para ele.
É importante para pensar melhor e fora da caixa na hora de resolver problemas rápido que você mude o seu ambiente e estado emocional. Vá dar uma volta, reflita, esfrie a cabeça, tome uma água ou um café que a solução vem.
4. Aceite o fato
Diferente de ter uma postura reativa, nesse caso é importante que você aceite o fato de que está passando por um desafio ou um problema e pare de relutar o tempo todo com isso.
Se você está quebrado financeiramente, aceite o fato e adote uma postura proativa para pensar em soluções para se recuperar desse estado atual temporário.
Se você está passando por um problema de saúde, aceite o fato e pense em como você pode recuperar sua saúde.
Perceba a diferença agora se você fosse aceitar o fato com uma postura reativa: Se um dos quatro pneus do seu carro furou você diz que está tudo bem e que tem mais três para rodar, mesmo que isso danifique seu carro, afete o desempenho e sua segurança.
Então a partir de hoje aceite o fato que dói menos e adote uma postura proativa para que consiga resolver problemas rápido.
5. Tenha foco
Por último e não menos importante, é ter foco. É saber dizer não para as distrações e fazer uma tarefa por vez. Ou seja, se você vai resolver aquele problema, faça somente isso e nada mais.
Fazer várias coisas ao mesmo tempo já é mais do que provado que não funciona direito, a sua atenção e desempenho ficam divididos.
Saiba dizer não para objetos e pessoas e dedique-se 100% no que você está resolvendo sem se render para as distrações. Se for algo demorado separe um tempo na sua agenda e divida em blocos de foco e descanso para que consiga ser eficaz na solução do mesmo.
Conclusão: Como resolver problemas rápido?
Aprender a resolver problemas rápido envolve desenvolver muitas competências, não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas requer treino e dedicação. É um exercício, quanto mais você faz, melhor fica. E no começo também é mais difícil, mas confie no processo e se esforce que dará tudo certo.
Problemas fazem parte da vida, é totalmente normal. Imagina uma vida sem problemas onde todos são muito felizes o tempo todo, parece bom? Eu não acho. Se quer consigo imaginar um mundo onde as pessoas estão sorrindo e com rostos estampados de prazer o tempo todo.
Os altos e baixos das nossas vidas é o tempero que faz que um dia seja melhor que o outro.
[epico_capture_sc id=”2469″]