Como recuperar a força de vontade? Isso É O Que Você Precisa Saber.

5/5 - (2 votos)

O Que Você Precisa Saber Para Recuperar A Força De Vontade?

Sabe lá quantos meses ou anos eu perdi da minha vida deixando de fazer coisas por falta de força de vontade. Afinal, seria possível aprender como criar força de vontade? De onde ela vem? Como Recuperá-la?

Resolvi escrever esse artigo para te ajudar de alguma forma nesse momento que eu sei que é difícil e que eu mesmo passo as vezes.

como ter força de vontade

O que é força de vontade?

Vamos definir força de vontade como algo que você faz sem exigir muita energia questionando se deve fazer agora ou não algo. Simples assim. É quando você sabe que precisa fazer algo e quase que automaticamente você vai e faz sem pensar muito ou faz com muita garra e dedicação.

Eu mesmo passei e ainda passo por momentos que minha força de vontade está baixíssima e posso falar sobre esse assunto com propriedade. Uma vez que sua força de vontade esgota, recuperá-la é muito custoso energeticamente falando.

Quando acaba a força de vontade?

É terrível quando acaba a força de vontade, é como se fossemos uma grande roda gigante que estivesse parada e por mais que a gente busque sair da inércia e colocar essa roda pra girar falta motivação, falta força, falta até um propósito pra isso, mesmo que esse “isso” seja de alguma forma importante.

Isso pode acontecer por vários motivos que vão desde a falta de foco e prioridade, desavenças em alguma outra área da vida que você está compensando em alguma outra coisa, problemas de comportamento, responsabilidades e postura, problemas no relacionamento, sobrecarga emocional, depressão, ansiedade, etc. Muitas coisas podem causar o esgotamento da força de vontade.

Eu já perdi a vontade de trabalhar, e mesmo sabendo que isso era importante, me faltava força de vontade para sentar a bunda na cadeira e trabalhar e eu só conseguia “mover” minha roda gigante quando um gatilho maior era acionado: o dinheiro diminuir e as contas começarem a chegar.

Isso me gerava um sentimento de frustração, raiva e cobranças pois eu estava numa fase ruim e me sentia incapaz de resolver isso. Eu sabia que eu precisava faturar, sabia como faturar, mas me faltava força de vontade e alguma motivação para isso.

Foi ai que eu percebi e aceitei que minha vida estava de ponta-cabeça e que eu precisava fazer algo e corrigir minhas ações, comportamentos e ter a postura e presença de um homem e não de um menino, mesmo depois de tanto tempo.

acabou a força de vontade

Como surge a força de vontade?

A força de vontade vem através de gatilhos. No meu caso a minha força de vontade vinha quando o gatilho do dinheiro acabando e contas chegando era acionado, imediatamente eu me sentia pronto para tomar alguma ação, caso contrário, ia empurrando enquanto desse devido aos comportamentos e postura errada que levava até então.

E repito: uma vez que você perde sua força de vontade, recuperá-la vai custar muita energia mental sua. É importante evitar que a peteca caia e manter sempre ela no alto.

Como recuperar a força de vontade?

Se você quer aprender como recuperar a força de vontade esteja ciente que você precisa primeiro de tudo respeitar o tempo e dar tempo ao tempo. Isso não vai acontecer do dia pra noite, a não ser que existe algum evento emocional muito forte mesmo como uma doença grave ou algo do tipo que te lembre e motive todo dia a agir. Caso contrário, você vai precisar treiná-la todo santo dia e isso vai te custar um esforço consciente.

Um esforço consciente é tudo aquilo que você faz forçadamente, na força do ódio, amor ou necessidade, sabe? Talvez você não se esforce para escovar os dentes todo dia, mas quando pensa em arrumar sua cama algum dia e decide fazer isso automaticamente está fazendo um esforço consciente. Sabe que vai ser custoso de alguma forma fazer aquilo.

recuperar a força de vontade

Conclusão

A força de vontade é como um músculo e todo dia você precisa treiná-la e manter sempre a peteca no alto. Quanto mais você se esforça, mais aquilo vai ficando automático como se fosse um hábito mesmo.

Lembre sempre da metáfora da roda gigante: imagine você sempre deixar a roda gigante parar e querer somente com alguma força que você faça que ela rode fluidamente como antes? Não dá. Você vai precisar fazer muita força no começo e ir diminuindo até que a roda rode praticamente sozinha.

Então mantenha sempre sua roda girando. Se deixou parar respeite o tempo e energia necessária para colocá-la pra rodar novamente.

[epico_capture_sc id=”2469″]