A Desculpinha do “Vou Tentar”… Nunca Mais Fale Isso, E Desconfie De Quem Fala!

A Desculpinha do “Vou Tentar”… Nunca Mais Fale Isso, E Desconfie De Quem Fala!
Avalie esse artigo

Nunca Mais Fale “Vou Tentar” (Se Quiser Ter Sucesso)

Quem nunca falou “Vou Tentar ________” ou “Vou fazer o possível” ao iniciar uma tarefa, que atire a primeira pedra! O que irei abordar aqui não é a ação de tentar, e sim, como a maneira que você fala irá influenciar diretamente na ação que você está realizando e o “vou tentar” pode colocar tudo por água abaixo…

Talvez isso soe um pouco confuso no começo, mas vamos cair pra dentro!

Repare nas pessoas ao seu redor, ou até em você mesmo, quantas vezes você falou “vou tentar fazer”, se não der certo, pelo menos eu tentei? Esse é um erro fatal pra quem quer realmente concluir algo.

Existe o ato da “Tentativa” e a desculpa do “Vou Tentar”

Algumas pessoas já usam o “Vou Tentar” já com o objetivo de dar uma desculpa pra falar “pelo menos eu tentei, Fulano!” Observe o diálogo abaixo onde Mariazinha convida a Ritinha para o um churrasco na casa dela, porém, a Ritinha não quer ir e não sabe como dizer não:

O Churrasco de Mariazinha e a Desculpa de Ritinha

Mariazinha: Oi, Ritinha! Tudo bem com você? Esse sábado, vou fazer um churrasquinho lá na minha casa e gostaria muito que você comparecesse. É às 17:00! Posso contar com você lá?
Ritinha: Estou bem! Espero que você também, Mariazinha! Hmmmm… Sábado agora? Não sei se vai dar… Tenho algumas coisas pra resolver, mas eu vou tentar!
Mariazinha: Sim, esse sábado! Te espero lá, hein?
Ritinha: Ta bom! Vou tentar! Beijo…

Após o churrasco…

Após o churrasco, Mariazinha encontra Ritinha na rua e pergunta porque ela não foi no churrasco? E vamos adivinhar o que ela fala:

Mariazinha: Ritinha! Fiquei te esperando ansiosamente no sábado e você não apareceu… O que houve?
Ritinha: Oi, Mariazinha… Lembra que eu te falei que eu tinha algumas coisas pra resolver? Então… Eu tentei fazer tudo a tempo, mas não deu!

Vamos analisar a resposta da Ritinha: Ela de primeiro momento resgata o comentário que ela fez no diálogo anterior ( o convite ): Lembra que eu tinha um monte de coisas pra fazer? O que já é uma pré-desculpa…
E conecta com um “Então…” (Esse então nunca é coisa boa) e completa dizendo que tentou resolver tudo, mas não deu tempo. Sendo que na verdade, ela não queria ir! Usou o “tentei” pra dar como desculpa a falta de tempo.

Última Observação: Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade. Se você está tendo falta de tempo, está colocando prioridade nos lugares errados.
Se esse convite da Marizinha fosse feito por uma pessoa muito importante, autoridade em alguma área que era de interesse dela, a Ritinha mudaria suas prioridades pra conseguir. Concorda?

O “Tentar” não é tão cruel assim

O tentar que é a ação de realmente tentar fazer algo. A Tentativa… O que exemplifica isso muito bem é quando internet cai no seu celular ou computador e aparece pra você:

“Tentando reconectar… Tentativa 1 de 5”
“Tentando reconectar… Tentativa 2 de 5”
“Tentando reconectar… Tentativa 3 de 5”
“Tentando reconectar… Tentativa 4 de 5”
“Tentando reconectar… Tentativa 5 de 5”

Aqui, o seu aparelho está tentando reconectar com os recursos dele.

A pessoa Proativa não utiliza o “Vou Tentar”! Não existe no vocabulário dela!

A pessoa proativa ( ou que quer começar a ser ), não utiliza o modelo “Tentar” no seu dia-a-dia. Pra ela existem somente duas coisas:

Fazer ou não fazer!

Ou ela entra naquela tarefa pra realmente realizar e utilizar todos os recursos que uma pessoa proativa tem, ou ela não faz. Eu gravei um vídeo sobre isso e vou deixar mais abaixo… Ela entra no jogo pra GANHAR!

Sim, é possível que quando essa pessoa se comprometer a realizar a tarefa (sem o tentar), algumas vezes ela não conseguirá realizar de primeiro momento e terá resultados ruins. Ai ela entra na segunda tentativa * (ação de tentar), e vai com todas as forças, comprometimento e recursos resolver aquilo.

Sabendo que o “tentar” é uma desculpa, se ela entrar na tarefa dizendo “Vou tentar fazer isso”, as chances são que ela não irá realizar com todas as forças e comprometimento, e não terá sucesso a tarefa e aí aparecerá a desculpinha “Pelo menos eu tentei”

Espere NADA de Quem fala “Vou Tentar…” ou “Vou Fazer o Possível”

Agora isso é óbvio! Toda vezes que alguém falar pra você “Vou tentar…” ou “Vou fazer o possível” no sentido de da desculpa, não espere muito, ou melhor, espere NADA dessa pessoa.

Muitas vezes ela não sabe dizer não, ou você ou a “coisa que está propondo” não é importante ou prioridade pra ela. A é movida por prioridades, e a vida segue.

Nunca mais fale Vou tentar!

Receba minhas dicas exclusivas por e-mail e conteúdos extras!

Digite seu e-mail atual abaixo e clique no botão para ser adicionado ao meu grupo exclusivo por e-mail. É gratuito! :)