O que é mais estável: Ter um Emprego ou Negócio Próprio?

O que é mais estável: Ter um Emprego ou Negócio Próprio?
Avalie esse artigo

O que é mais estável: Ter Emprego ou Negócio Próprio?

A falsa sensação de estabilidade é o que muita gente busca porque de alguma forma ou de outra fomos condicionados a viver com medo, no sentido de evitar o perigo. Já está enraizado nos valores pessoais da grande maioria da população. E nesse caso, o perigo é ficar sem renda. Então, você sabe o que é mais “estável”: ter emprego ou negócio próprio?

o que é mais estável: ter um emprego ou negócio?
o que é mais estável: ter um emprego ou negócio?

Embora minha pouca idade no momento em que escrevo isso 12/06/2016, tenho 21 anos e comecei a trabalhar cedo, aos meus 15 anos como autônomo arrumando computadores. Depois aos 16, arranjei um emprego como auxiliar técnico de informática, aos 18 larguei e montei minha própria empresa de prestação de serviços em TI porque eu já trabalhava com isso, e hoje, agora que sei o que realmente importa pra mim, minha empresa é focada na educação online na área do desenvolvimento pessoal, ajudando pessoas a se tornarem melhores dia após dia, querendo e conquistando.

Hoje o que busco fazer é ajudar as pessoas a pensar e agir de forma diferente, saindo do vitimismo, comodismo e entrando mais em campo para querer e conquistar aquilo que elas querem, através de métodos e inspiração.

Ter um emprego é estável?

E nessa trajetória, e também no meu constante aprendizado de estudos e experiências, percebi que a estabilidade que muita gente procura num emprego pelo fato de ter um salário “sempre garantido” no final ou começo do mês simplesmente NÃO EXISTE, mesmo que você “trabalhe certinho” e vou te provar isso.

A “garantia” de ter um emprego não é a garantia de ter um salário porque a empresa pode quebrar, ter um prejuízo, uma lei pode mudar ou até mesmo você perder o emprego. Várias coisas podem acontecer, mesmo que você tenha um emprego. Você pode ter a garantia de um serviço, mas de uma renda, não.

E o fato é que muita gente ainda é presa na falsa sensação de estabilidade de ter um emprego. Essas pessoas buscam “estabilidade” num emprego porque acreditam que ter um salário garantido no final do mês é melhor do que correr o risco de criar e fazer seu negócio/empresa crescer, sem limite de faturamento, significado e propósito de vida.

E essas pessoas que ficam presas no emprego por causa do valor “estabilidade” tem o potencial limitado porque tem medo de correr riscos. Porém, risco sempre haverá. É da natureza. Tudo tem risco. É em situações de risco que o cérebro também se torna criativo. Quantas vezes você esteve em risco e teve uma ideia genial que te salvou ou ajudou? :)

Esse tipo de pessoa é fã daquela frase: “É melhor um pássaro na mão do que dois voando.”
Eu, particularmente, sou fã de dois pássaros voando porque tenho duas oportunidades!

❌NÃO EXISTE ESTABILIDADE! ⚖

Mas se não há estabilidade, há algo que chegue próximo a isso?

Sim. Eu gosto de falar que há uma coisa que se chama a “nova estabilidade”, não que estabilidade existe, mas que chegue próximo à ela, que é o que? Ter um negócio próprio ou empresa.

Ter um negócio é estável?

Ter um próprio negócio / empresa é o que chega mais perto de “estabilidade” porque você TEM O CONTROLE do funcionamento do seu negócio, enquanto ter um emprego, você fica a mercê de um chefe, uma empresa, leis, outros funcionários melhores e a tal crise financeira que tantos falam!

Ter um negócio próprio ou empresa também depende MAIS DE VOCÊ porque você pode se desenvolver e melhorar suas habilidades de geração de valor para seus clientes e prospectos, e também, técnicas de vendas, estratégias novas de marketing. Você pode testar. O Negócio é seu e você faz “o que você quiser.”

Se as coisas estão indo mal no seu negócio ou empresa, você tem a liberdade escolha pra decidir investir em algo, reduzir custos, criar uma nova estratégia ou qualquer solução do tipo sem depender obrigatoriamente de um terceiro, seja um chefe, líder, gerente, etc para questionar e quem sabe apresentar a sua solução para a parte com mais autoridade na empresa.

Imagina uma empresa com 10.000 funcionários, e um deles no cargo operacional tem uma solução que “resolverá o problema que a empresa está passando”. Será que ele será ouvido? Pode até acontecer, por que não?  mas até isso acontecer, ele vai ter de esperar muito.

Como entrar para a nova estabilidade?

Você pode criar seu negócio próprio vendendo um produto seu ou de outra pessoa, físico ou digital e abrir sua empresa. Isso pode ser assunto de um outro artigo e/ou vídeo. Mas vou dar algumas ideias aqui.

a nova estabilidade
a nova estabilidade

Começar por um negócio próprio ou uma empresa formalizada?

Seu negócio próprio começa com apenas ter um produto para vender, e vendê-lo, é claro. Esse produto pode ser seu ou de outra pessoa, físico ou digital – marketing de afiliados (outro assunto de artigo e vídeo)

E uma empresa, não é necessariamente um grande local com centenas de funcionários. A sua empresa começa com você. A minha empresa nesse exato momento em que escrevo, sou eu mesmo, com planos de expansão. CNPJ tudo bonitinho…

Se você busca estabilidade, provavelmente prefere se contentar com pouco do que ousar e arriscar “ganhar”/fazer muito. Embora dinheiro nunca deve ser o seu objetivo final. De princípio é comum que você acha que possa ser, principalmente se estiver buscando melhorar seu padrão financeiro, mas quando você atingir um certo patamar, e você é um humano e vê outra pessoa também como um, verá que pode trás de ganhar/fazer dinheiro, você precisa ajudar outras pessoas.

Resumindo

Não existe estabilidade. Emprego não é estável porque você pode perdê-lo. Ter um negócio é o que chega mais próximo quando o assunto é estabilidade porque você tem o controle total da direção em que seguir, sem depender de autoridades que você teria se tivesse um emprego. Digamos que á “nova estabilidade.” E para você entrar nela, basta ter seu negócio próprio vendendo um produto seu ou de outra pessoa, físico ou digital, ou então montar uma empresa física ou digital que pode começar apenas com você mesmo.

Tem mais!

Para receber mais insights meus sobre negócios e também outros assuntos que agregam a este, participe da minha lista vip de e-mails se cadastrando agora abaixo. Produzo bastante conteúdo interessante e útil para agregar valor à sua vida, e também proponho soluções de problemas! ;)